Star Trek - Audaciosamente Indo Aonde Nenhum Homem Jamais Esteve
STAR TREK:
AUDACIOSAMENTE INDO AONDE NENHUM HOMEM JAMAIS ESTEVE
ANDRESSA FREITAS
VITÓRIA
2015
Andressa freitas
Star Trek:
AUDACIOSAMENTE INDO AONDE NENHUM HOMEM JAMAIS ESTEVE
Ensaio apresentado ao Prof. Cleber Carminati com vistas à aprovação na disciplina História e Estética do Áudiovisual II — 2º Período Noturno, do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Espírito Santo
Vitória, junho de 2015
Star Trek:
Audaciosamente Indo Aonde Nenhum Homem Jamais Esteve.
Andressa Gonçalves de Freitas
Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES
Resumo
Star Trek foi uma série inovadora em vários sentidos. Antes mesmo do homem chagar na lua, uma série de TV mostrava um futuro onde norte americanos e soviéticos conviviam amigavelmente, uma negra era oficial da ponte de comando e alienígenas eram bem recebidos como membros da tripulação.
Palavras-chave: Star Trek; ficção científica ; inovação.
Espaço, a fronteira final Em 8 de setembro de 1966 era exibido o primeiro episódio de Star Trek, a série de ficção científica criada por Gene Roddenberry que marcou época e tornou-se uma das mais cultuadas franquias da cultura pop de todos os tempos.
Como apregoava o texto de abertura repetido em todos os episódios, a série narrava “as viagens da nave estelar Enterprise, em sua missão de cinco anos em busca de estranhos novos mundos, novas formas de vida e novas civilizações”1. Ambientada em um futuro utópico onde a paz mundial e viagens intergalácticas fazem parte do cotidiano, a série acompanha o Capitão Kirk e sua tripulação em sua missão em nome da Federação dos Planetas Unidos.
No futuro imaginado por Roddenberry, a Terra atingiu o patamar de uma utopia socialista, eliminando o dinheiro, guerras, fome e doenças. O desafio então, viria de fora: a galáxia deveria estar repleta de complexas sociedades, impérios, conquistadores e mediadores da paz, palco perfeito para se discutir