staplylococcus aureus
Boas Práticas Laboratoriais (BPL)
Prevalência de Staphylococcus aureus no nariz dos alunos da turma de Nutrição A
1º Ano de Nutrição A
Introdução
Staphylococcus aureus (fig.1) é umas das bactérias mais antigas presentes na flora humana. Contudo, pode ser considerado um patogénico oportunista, ou seja, em elevadas quantidades pode provocar várias doenças em indivíduos cujo sistema imunitário se encontra fraco. Para além disso, esta bactéria consegue resistir aos antibióticos e sobreviver em diferentes condições ambientais devido á sua alta capacidade de propagação.
Quanto à sua morfologia, Staphylococcus aureus, distingue-se pela forma de cachos de uva, designando-se, assim, por cocos. Esta bactéria define-se por apresentar catálase positiva, oxidase negativa e por ser uma bactéria gram positiva.
Por fim, que diz respeito à prevalência de S.aureus na comunidade calcula-se que está presente entre 10 a 40% da população adulta.
Figura 1- Staphylococcus aureus (visão microscópica)
Objetivos
Este trabalho tem como objectivos testar os microrganismos presentes na cavidade nasal dos alunos de Ciências da Nutrição A e estudar a prevalência de Staphylococcus aureus nesse grupo de alunos.
Resultados
Placas de petri com colónias amarelas
Gram
Oxidase
Catalase
Morfologia
1
+
-
+
Cocos
2
+
-
+
Cocos
3
+
-
+
Cocos
4
+
-
+
Cocos
5
+
-
+
Cocos
6
+
-
+
Cocos
Tab I- Testes dos presumíveis Staphylococcus aureus
Gráfico I- Resultados da observação das placas de Petri dos 19 alunos da turma Nut A
Discussão
Para verificar a existência de Staphylococcus aureus na cavidade nasal dos alunos de Nutrição A, foram preparados meios de cultura MSA (Manitol, Sal, Agar) onde foram incubados os microrganismos da flora nasal. Este meio foi utilizado devido ás suas características de selecção e diferenciação que permitem, não só a