staphylococcus aureus
1. Introdução
Estafilococos são cocos gram-positivos, agrupados em massas irregulares ou em cachos de uva. Aeróbios ou anaeróbiosfacultativos, catalase positivos.
As manifestações clinicas revelam-se com maior ou menor gravidade de acordo com a localização primária ou secundária da infecção. O problema da estafilococia tem se tornado sério nos anos atuais. Em pacientes hospitalizados e crianças abaixo de um ano de idade, as manifestações clinicas tendem a ser de maior importâncias. As infecções estafilococias da pele tais como impetigos, contaminação de feridas cirúrgicas ou em queimados, podem levar á septicemia e complicações graves como osteomielite e outros focos metastáticos no corações, pulmão, sistema nervoso central, rins. Além desse comportamento, certas cepas elaboram uma enterotoxina, agindo á distância, causando intoxicação alimentar.
Essa são alguns dos problemas importantes da ação dos estafilococos sobre o hospedeiro e que se unem a sua tendência á variabilidade genética com consequente resistência ás drogas antimicrobianas, há de realçar seu papel na patogenia humana, pois representam eles, na atualidade, importante problema médico a ser resolvido.
Desta forma a estafilococia pode se expressar como estado de colonização das superfícies cutâneo mucosas, como doença aguda, crônica supurativa, locaixada, disseminada, benigna grave ou mesma fatal, causada pela presença do agente isto é por meio de suas toxinas. Relaciona-se a condições de higiene precárias como a fatores debilitantes da imunidade do hospedeiro.
2. Modo de Transmissão
Ingestão de um alimento contendo a enterotoxina estafilocócica. Alimentos manipulados por pessoas portadoras do patógeno em secreções nasofaringeas ou com ferimentos nas mãos, abscessos, acnes, ou produtos de origem animal contaminados, que não foram cozidos ou refrigerados adequadamente, permanecendo em temperatura ambientes por determinado tempo que permita a multiplicação do