stan lee
Stan Lee nasceu como Stanley Martin Lieber no dia 28 de dezembro de 1922, em Nova Iorque e começou ainda muito jovem a trabalhar para Martin Goodman na Timely Comics, que anos depois se tornaria a famosa Marvel Comics.
Desde muito cedo, o jovem Stanley Lieber demonstrou aptidão para a escrita e leitura. Lia toda a literatura popular da época –além da literatura popular com sua ficção científica; os quadrinhos publicados nos jornais etc. Tal dedicação chamou a atenção de seus professores, que não tinham dúvidas de que Stan era um gênio destinado a grandes feitos. Com isso, seus pais passaram a incentivar sua leitura e escrita.
Apesar de uma primeira infância confortável, devido ao trabalho de Jack, a Crise de 1929 fez o patriarca perder o emprego e nunca mais houve estabilidade financeira na vida do jovem. Assim, bem cedo Stan começou a trabalhar, fazendo serviços de meio período e bicos, como entregar sanduíches e jornais e atuar como Lanterninha de cinema à noite. Mas sua habilidade com a escrita também o levou a, ainda adolescente, escrever obituários em um jornal local e criar campanhas publicitárias para o hospital da vizinhança.
Quando tinha 15 anos, o prestigiado jornal Herald Tribune lançou um concurso de redação entre seus jovens leitores. É claro que o jovem Lieber se inscreveu e ganhou. Aliás, como ganhou por três semanas seguidas, recebeu uma carta do editor pedindo que deixasse de participar para dar chance a outros candidatos e que fosse trabalhar como escritor profissional! Contudo, sem poder trabalhar em tempo integral devido à escola, terminou fazendo um curso de dramaturgia, onde atuou como ator, outra pequena adesão às suas habilidades futuras.
Em 1939, Stan se formou no DeWitt High School e foi procurar um emprego em tempo integral, que o levaria à empresa na qual trabalharia a vida toda: a Marvel Comics