St Lios
1) No que Wundt se baseou para concluir que uma pessoa não pode se envolver em mais de uma atividade mental ao mesmo tempo?
R: Wundt se baseou no pensamento de Bessel sobre a "equação pessoal". Ele achava que era impossível para o observador focar sua atenção com o telescópio o estrela e ao mesmo tempo a grade quadriculada. O interesse de Wundt por esse problema o levou a modificar um relógio de pêndulo de forma a apresentar dois estímulos, um auditivoe um visual, no caso, um sino e um pêndulo balançado diante de um ponto fixo, e ele o usava para medir o processo mental para perceber dois estímulos. Colocando-se como único sujeito desse experimento, ele concluiu que era impossível perceber essas duas coisas ao mesmo tempo. Ele conseguia prestar atenção ao som do sino, ou ao movimento do pêndulopassando por um ponto específico.
2) Por que Wundt é considerado o fundador da nova psicologia e não Fechner?
R: Wundt foi o fundador da psicologia como disciplina acadêmica formal. Instalou o primeiro laboratório, lançou a primeira revista especializada e deu início à psicologia experimental como ciência. Fechner não foi identificado como o fundador da psicologia, na verdade, ele simplesmente não estava tentando fundar uma nova ciência. Seu objetivo era compreender a relação entre os universos mental e material. Ele buscava descrever com base científica um conceito unificado de mente e corpo. Wundt, no entanto, estava determinado a fundar uma nova ciência.
3) Qual a diferença entre "fundação" e "criação" de uma ciência?
R: Fundação é quando pega-se uma teoria e a partir dela se constrói uma instituição. E criação, é criar algo, criar um teoria.
4) Defina a psicologia cultural de Wundt. Como ela contribuiu para a divisão interna da psicologia?
R: A psicologia cultural tratou de várias etapas do desenvolvimento humano manifestado pela limguagem, nas artes, nos mitos, nos costumes sociais e na moral. O impacto desssa publicação na psicologia foi mais significativo