sssssssssssssssssssssssss
O que acontecerá durante o deglutograma? Você será levado à sala de raios X e sentará confortavelmente. Você deverá engolir pequenas quantidades de alimentos e líquidos misturados com bário. O bário é um líquido ou pasta que permite que imagens da boca, garganta e esôfago sejam visualizadas na radiografia. Os raios X capturam imagens em movimento do alimento que estiver sendo engolido durante o percurso da boca até a garganta e para o esôfago. Esse exame ajuda a determinar se os alimentos e bebidas estão entrando nos pulmões (aspiração). O exame também mostra as partes da boca ou garganta que não tem força ou coordenação para deslocar o alimento ou líquido para a direção correta.
Quem deve ser submetido ao deglutograma? Pacientes que/com:
Sintam sensação de alimento “preso na garganta” Não aceitarem/tolerarem o exame de deglutição com o uso de endoscópio de fibra óptica (FEES)
Suspeita de problemas na fase oral
(problemas para manter alimentos/ líquidos na boca ou movimentar o alimento/líquido na boca) que necessitem de exames de imagem
Problemas na fase esofagiana (problemas com a movimentação do alimento/líquido através do esôfago para o estômago) ou suspeita de refluxo.
Quem não deve ser submetido ao deglutograma? Pacientes que/com:
Apresentem alterações na anatomia, inchaço ou irritação
Redução da capacidade de sentir, engolir ou limpar secreções
Apresentem cansaço durante uma refeição que possa causar aspiração (alimento nos pulmões) Apresentem sinais laríngeos de refluxo
Sejam difíceis de posicionar (confinado a uma cadeira de rodas, obesos, ou uma curvatura grave da coluna).