Sssssss
Técnicas de Memorização.
Aprendizagem: dreamstime
As estratégias de estudo que adquiriste no ensino secundário devem ser adaptadas ao ensino superior.
Existem disciplinas com forte componente prática onde a resolução de problemas é a estratégia mais eficaz de estudo, mas ocasionalmente esta estratégia requer maior disponibilidade de tempo. Nas disciplinas teóricas, a leitura e a memorização são as estratégias por excelência.
Estratégias de Memorização
Após a elaboração de resumos ou esquemas torna-se útil a memorização de alguns conteúdos. Dadas as limitações mnésicas (de memória), estas estratégias devem ser utilizadas nos dias que antecedem os exames, daí a importância de fazeres o estudo prévio ao longo do semestre e deixares para os últimos dias apenas a revisão da matéria. Nesse sentido, tem em conta as seguintes sugestões:
Compreender antes de memorizar. Isto é elementar e fundamental. Tal significa que se deve perguntar, compreender, etc. antes de tentar memorizar.
Descansar alguns minutos antes de começar a memorizar. Ajuda a recuperar forças que actuarão positivamente quando se inicia um novo ciclo de estudo.
Aprendizagem: choquegratis.blogspot.co
Empregar o maior número de entradas sensoriais para memorizar. A
retenção da informação será tanto mais forte e duradoura quanto mais numerosas e vivas forem as vias de entrada de informação (principalmente os ouvidos, a visão e o tacto). Portanto, a leitura oral e mental, sublinhar e desenhar ajudam a que as impressões se tornem mais duradouras.
Um método de memorização, empregue com excelentes resultados, abarca os seguintes passos:
Leitura rápida da lição ou questão que se quer aprender, com o objectivo de obter uma ideia global da matéria.
Leitura mais lenta. Voltar a ler e deter-se sobre aqueles aspectos que parecem ser mais importantes, o que não seria possível se não se tivesse realizado o primeiro passo.
Sublinhar os pontos importantes.
Fazer um esquema