ssss
Fogo e explosões são eventos normalmente abordados quando procedemos na analise de perigo e risco em plantas de processo. Contudo, em alguns casos, os parâmetros básicos que regem estes fenômenos não encontram-se prontamente disponíveis na literatura, e precisam ser levantados através de testes em laboratórios principalmente em se tratando de misturas e condições fora de padrão.somente de posse destes dados poderemos garantir uma base segura para operações.
Uma explosão é um processo caracterizado por súbito aumento de volume e grande liberação de energia, geralmente acompanhado por altas temperaturas e produção de gases. Uma explosão provoca ondas de pressao ao redor do local onde ocorre. Explosões são classificadas de acordo com essas ondas: em caso de ondas subsônicas, tem-se uma deflagração, em caso de ondas supersônicas (ondas de choque), tem-se uma detonação.
Deflagração é um processo de combustão subsônica que normalmente se propaga através de condutividade térmica (a camada de matéria que está em combustão aquece a camada de matéria vizinha, mais fria, que então sofre ignição). A deflagração difere da detonação, que é um processo de combustão supersônico e se propaga através de uma onda de choque
Os explosivos artificiais mais comuns são os explosivos químicos, que se decompõem através de violentas reações de oxidação e produzem grandes quantidades de gás e calor.
Explosão de pos
As explosões de pós em suspensão são fenômenos de pouca freqüência e talvez por esse motivo no Brasil existe pouca ou nenhuma bibliografia a respeito do assunto. Entretanto, quando um efeito desses acontece suas conseqüências são desastrosas e pouco difundidas. Em razão disso o fenômeno com suas causas e conseqüências torna apaixonante a busca por métodos de prevenção.
No Brasil não há nenhuma norma que trata especificadamente sobre o fenômeno EXPLOSÂO DE PÓ. No exterior, os estudos estão mais aprofundados. Nos Estados Unidos existe a norma NFPA 68, do