sssd
O consumo de álcool e drogas
Índice
Introdução
O século XXI tem sido marcado pelos jovens e os seus costumes, principalmente pelo uso excessivo de drogas e álcool.
O uso excessivo de álcool e o abuso de outras drogas têm se constituído problemática na sociedade actual. Existem evidências de que o consumo destas substâncias psicoactivas é prevalente em todo o mundo e está associado a problemas de saúde pública.
Tais substâncias constituem factor de risco para uma grande variedade de problemas de saúde, sociais, financeiros e de relacionamento para os indivíduos e suas famílias.
A finalidade desta pesquisa tem por objectivo estudar os malefícios das drogas e do álcool bem como demonstrar o que leva uma pessoa a começar a fazer uso delas, prejudicando-se depois, viciando. Esses itens serão abordados ao longo da nossa pesquisa.
O que é a droga?
Droga é um nome genérico dado a todo o tipo de substância, natural ou não, que ao ser introduzida no organismo provoca mudanças físicas ou psíquicas. (1)
Nas áreas de Medicina e Farmacologia, droga é qualquer substância que previne ou cura doenças ao causar alterações fisiológicas nos organismos.
No sentido corrente, o termo “droga” refere-se em geral às substâncias ilícitas que provocam dependência, afectam o Sistema Nervoso Central e modificam as sensações e o comportamento do indivíduo.
Os motivos que normalmente levam alguém a provar ou a usar ocasionalmente drogas acontece principalmente quando a pessoa está a passar uma fase instável da sua vida e não só, tais como:
Ficar acordado ou dormir profundamente;
Acalmar;
Desejo de que as drogas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades;
A facilidade de acesso e obtenção;
Problemas pessoais e sociais;
Aliviar dores, tensões, angústias, depressões;
Esquecer ou memorizar;
Emagrecer ou engordar;
Encontrar novas sensações, novas satisfações.