Sra Emmy paciente Freud
A Sra. Emmy Von N., nome fictício dado por Freud, tinha 40 anos, quando procurou o tratamento com Freud. O início do tratamento foi datado no dia 1º de maio de 1889, porém na nota de rodapé da p.82 do livro Estudos sobre a Histeria (1893-1895) é dito que pela cronologia o tratamento foi iniciado em 1888.
A família da Sra. Emmy era originária da Alemanha central, porém duas gerações de sua família se estabeleceram nas províncias bálticas da Rússia, sendo sua família muito rica. A Sra. Von era a décima terceira de quatorze filhos, onde dentre estes apenas quatro estavam vivos.
Sua educação fora rígida e administrada pela mãe que era severa. Casou-se cedo, aos vinte e três anos com um grande industrial, porém muito mais velho que ela. Os frutos do casamento foram duas filhas, com dois anos de diferença uma da outra, onde após o nascimento da segunda filha seu marido morreu devido a um derrame cerebral.
A Sra. Emmy contou que o primeiro ataque cardíaco do marido aconteceu enquanto passeavam em um parque, chegando a perder os sentidos, porém logo se recuperou. Ele veio a falecer após o nascimento de sua segunda filha logo pela manhã. Houve a tentativa dos médicos de reanima-lo, que foi feita no quarto ao lado do dela, fato que foi marcante para a paciente que ouviu todo o processo.
Com a morte do marido, os familiares deste a culpavam, espalhando boatos de que ela era a culpada pela morte do marido.
No período em que seu marido morreu, a Sra.Von ficou acamada, doente assim como sua filha mais nova, um bebê, por 6 meses.
Quando a Sra. Emmy iniciou o tratamento suas filhas tinham 16 e 14 anos e esta admitiu que depois da morte do marido ficou doente constantemente. Quatro anos antes de iniciar o tratamento com Freud ela melhorou com o tratamento com massagens combinadas e banhos elétricos, porém todos os outros tratamentos em que fez não obteve resultado. Mesmo com toda a debilitação de suas doenças, ela viajou muito e continuou a ter interesse