Sr nnn
String é uma das mais úteis e importantes formas de dados em C e é usada para armazenar e manipular textos como palavras, nomes e sentenças.
Em C, string nãe é um tipo de dado formal como em outras linguagens.
String é uma matriz do tipo char terminada pelo caractere null ‘\0’
Cada caractere de uma string pode ser acessado como um elemento de uma matriz do tipo char.
Strings Constantes
Exemplo printf(“%s”, “Ola Boa Noite”);
Toda string deve terminar pelo caractere NULL ‘\0’, que tem valor 0 (zero) decimal. Esta é a única maneira que as funções possuem para poderem reconhecer onde é o fim da string.
Lendo STRINGS
Ler uma string consiste em dois passos: reservar espaço de memória para armazená-la e usar alguma função que permita a sua entrada.
Podemos utilizar o scanf ou gets para receber a string.
O scanf utiliza qualquer espaço em branco para terminar a entrada de dados, sendo assim, se existir um nome composto como Marisa Carla , o segundo nome não será reconhecido.
A função gets é bastante conveniente para a leitura de strings. Observe a diferença na execução no exemplo abaixo: Imprimindo Strings
Puts – Esta função imprime uma única string por vez. Ela reconhece o ‘\0’ como fim da string. Atenção, pois puts faz a impressão e termina com uma nova linha na tela. Para imprimir duas strings na mesma linha, utilize o já conhecido printf.
Exemplo:
Lendo
#include
#include main() { char nome[10]; printf("Digite seu nome \n"); gets(nome); printf("\nVoce digitou %s\n", nome); printf("\nDigite seu nome\n");
Imprimindo
#include
#include main() { char nome[10]; printf("Digite seu nome \n"); gets(nome); printf("\nVoce digitou %s\n", nome); puts(nome); scanf("%s",nome); printf("\nVoce digitou %s\n", nome); system("pause"); system("pause");
}
}
A função strlen()
A função strlen retorna o tamanho da string, ou seja a quantidade de letras digitadas.
#include
#include
#include
main()
{
char