SR, Jota
TECNOLOGIA EM ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema de controle de indicadores de qualidade e produtividade, para o acompanhamento e avaliação do processo de serviço de uma empresa de transporte urbano de passageiros. Neste trabalho é feita uma análise da qualidade e produtividade do sistema, para o qual é apresentado um conjunto de indicadores propostos na literatura. Para validação do sistema proposto foi desenvolvido um modelo de simulação, considerando o programa de operação de uma empresa de transporte público de Passo Fundo (RS).
ETAPA 1
1. Introdução ao Estudo Estatístico
1.1. Objeto da estatística
Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.
A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja para a população de onde os dados provêm.
Quando de posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente. Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas