SQV
O desenvolvimento tecnocientífico faz surgir um novo tempo, com ritmo acelerado ao máximo, "dissolvendo o que quer que persistisse no tempo e fosse inofensivo à sua passagem ou imune a seu fluxo" (Bauman, 2001). Tudo é provisório, estamos em processo, mas sempre num processo produtivo em que tempo é dinheiro. ESPAÇO
A aceleração do ritmo do tempo acaba por aproximar os espaços, "as distâncias já não importam, ao passo que uma idéia de fronteira geográfica é cada vez mais difícil de sustentar" (Bauman, 1999). Através de aparelhos como o telefone e a internet, podemos entrar facilmente em contato com pessoas que estão nas regiões mais longínquas.
Os modelos do fazer científico são:
• Positivismo: lógica linear (Descartes). • Relativismo: as verdades são relativas e provisórias (Albert Einstein). • Diversidade das teorias (Zygmunt Bauman). • Revalorização dos saberes não-científicos (religiosos, senso-comum etc.).
ENFRENTAMENTO
Enfrentamento diz respeito ao modo como a pessoa entende e lida com as situações. No caso do enfrentamento religioso, ele pode ser positivo ou negativo.
Um enfrentamento religioso considerado positivo refere-se à busca de apoio, perdão, enfrentamento colaborativo, ligação espiritual e redefinição benevolente do estressor. Já um enfrentamento religioso com padrão negativo está relacionado a um descontentamento com a religião, presença de conflitos pessoais com membros do grupo religioso e presença de dúvidas sobre a interferência dos poderes divinos na situação estressora.
RELIGIOSIDADE
A maioria das pesquisas indica que crenças e práticas religiosas estão associadas com a melhoria da saúde, considerando os aspectos biopsicossociais.
Isso quer dizer que a espiritualidade e o envolvimento em religiões organizadas podem proporcionar aumento do senso de propósito e significado da vida, que são associados à maior resiliência e resistência ao estresse relacionado às doenças.
BEM-ESTAR
Cada vez mais, ciência não exclui atribuições