Squid - bloquear por palavras e dominios
O Squid permite bloquear sites indesejados de forma bastante simples usando o parâmetro "dstdomain". Ele permite que você crie acl's contendo endereços de sites que devem ser bloqueados (ou permitidos). Isso é feito em duas etapas. Primeiro você cria a acl, especificando os endereços e, em seguida, usa o parâmetro "http_access" para bloquear ou liberar o acesso a eles. Veja um exemplo:
acl bloqueados dstdomain orkut.com playboy.abril.com.br http_access deny bloqueados
Aqui eu criei uma acl chamada "bloqueados", que contém os endereços "orkut.com" e "playboy.abril.com.br" e em seguida usei o parâmetro "http_access deny" para bloquear o acesso a eles. Você pode incluir diversas acls diferentes dentro da configuração do Squid, desde que use um nome diferente para cada uma. De certa forma, elas são similares às variáveis, que usamos ao programar em qualquer linguagem.
Ao aplicar a regra, o Squid faz a resolução do domínio e passa a bloquear todas sub-páginas que estiverem hospedadas dentro dele. Existe uma ressalva: muitos sites podem ser acessados tanto com o "www" quanto sem. Se os dois estiverem hospedados em servidores diferentes, o Squid considerará que tratam-se de dois sites diferentes, de forma que ao bloquear apenas o "www.orkut.com" os usuários ainda conseguirão acessar o site através do "orkut.com" e vice-versa. Nesses casos, para bloquear ambos, é preciso incluir as duas possibilidades dentro da regra, como em:
acl bloqueados dstdomain orkut.com www.orkut.com playboy.abril.com.br http_access deny bloqueados
Você pode incluir quantos domínios quiser dentro da acl, basta separá-los por espaço e deixar tudo na mesma linha. Se a regra começar a ficar muito grande, você tem a opção de transferir as entradas para um arquivo. Nesse caso, crie um arquivo de texto simples, com todos os domínios desejados (um por linha), como em:
orkut.com www.orkut.com