SQL Server Endpoints
Palavras-chaves: assíncrono, SQL Server, comunicação.
1. Introdução
Endpoint no SQL Server, ou ponto de extremidade, refere-se à porta de entrada dos clientes para acessar a instância do SQL Server. Basicamente, é um método que permite a comunicação entre o mecanismo de banco de dados com aplicações. Pode-se entender que um Endpoint é um objeto do SQL que representa a capacidade do SQL de se comunicar sobre a rede, e cada um suporta um tipo específico de comunicação.
Existem quatro tipos de Endpoints, levando em conta o uso do MS SQL Server na versão 2008:
• TSQL
• SOAP
• Service Broker
• Database Mirroring
Cada um desses diferentes tipos de Endpoints representam maneiras de acessar a instância do SQL Server, ou seja, os protocolos de comunicação usados para cada tipo diferente. No entanto, ao fazer uso do recurso de espelhamento de banco de dados para criar um servidor secundário, este se comunica com o primário através do Database Mirroring.
2. Protocolos de comunicação Em geral, o SQL Server suporta quatro tipos de protocolos de comunicação:
1. Memória Compartilhada - Este protocolo pode ser usado apenas por uma ligação local, ou seja, o SQL Server e o cliente devem funcionar no mesmo computador - por exemplo, você abrir um SQL Server Management Studio para acessar o SQL Server no computador local. Lembrando que o SQL Express
2. TCP / IP - Este protocolo é o utilizado para a maioria das instalações do SQL Server, já que este permite conexões locais e remotas.
3. Pipes nomeados - Semelhante ao TCP / IP, esse protocolo suporta a comunicação inter-servidor. Este protocol geralmente é usado por aplicativos específicos que querem tirar a vantagem do protocolo de Canais Nomeados, como por exemplo em um domínio