SQL Linguagem de definição de dados
Ela é uma linguagem para consultar, adicionar, atualizar, ou remover informações de um banco de dados. Pode ser usada também para manipular metadados de um banco de dados. SQL é uma linguagem declarativa onde os resultados ou operações são dadas sem muita especificação detalhada sobre como completar as tarefas. Os passos requeridos para executar demonstrações SQL são manuseados de forma transparente pelo banco de dados SQL. Algumas vezes essa linguagem é caracterizada como não-procedural porque linguagens procedurais geralmente precisam que detalhes das operações sejam especificados, tal como abertura e fechamento de tabelas, carregamento e busca, ou flushing buffers e escrição de dados para sistemas de arquivo. Contudo, SQL é considerada uma linguagem de alto nível, que abstrai o nível das operações realizadas e a maneira como estas são realizadas.
Instruções são dadas na forma de declarações, consistindo de declarações específicas do SQL, parâmetros adicionais e operandos que aplicam esses comandos. As declarações SQL e seus modificadores são baseados no oficial SQL standart e certas extensões que cada fornecedor de banco de dados implementa.
Linguagem de definição de dados (ou DDL, de Data Definition Language) é um conjunto de comandos dentro da SQL usada para a definição das estruturas de dados, fornecendo as instruções que permitem a criação, modificação e remoção das tabelas, assim como criação de índices.
Uma vez compilados, os parâmetros DDL são armazenados num conjunto de arquivos denominado dicionário de dados (ou catálogo). O dicionário de dados contém osmetadados (dados a respeito das estruturas de armazenamento). O SGBD sempre consulta os metadados a cada operação sobre o banco de dados.
Estas instruções SQL permitem definir a estrutura de uma base de dados, incluindo