SQL Generalização
A atividade a seguir consiste em realizar uma pesquisa bibliográfica, cujo propósito é o de produzir material de estudo acerca do seguinte assunto:
Modelo de Dados Relacional – Generalização e Especialização;
Este assunto deve ser abordado, considerando os seguintes aspectos pertinentes à abordagem conceitual do assunto: Conceitos e Fundamentos; Propriedades e Características; Aplicação / Propósito do Recurso de Modelagem; Dois Exemplos Comentados (ilustrados); Os comentários devem explicar o conceito do cenário modelado, bem como devem explanar o porquê da utilização do recurso de modelagem; Pelo menos um dos exemplos deve possuir o código DDL (Data Definition Language) correspondente, para comprovar o entendimento do conceito;
- Dois Exemplos Adicionais (ilustrados);
Para produzir esta pesquisa, TODO o conteúdo utilizado deve possuir referencias bibliográficas. Sendo assim, as seguintes fontes são permitidas:
a) Livros (apenas livros pertencentes à biblioteca da Faculdade Impacta); OBRIGATÓRIO O USO DE LIVRO!!!
b) Internet (apenas para obtenção de exemplos);
2. Conceitos e Fundamentos de Generalização
Além de relacionamentos e atributos, propriedades podem ser atribuídas a entidades através do conceito de generalização/especialização. Através deste conceito é possível atribuir propriedades particulares a um subconjunto das ocorrências (especializadas) de uma entidade genérica. O símbolo para representar generalização/especialização é um triângulo isósceles.
Fundamentos : Essa linguagem foi criada em 1996, como o resultado da integração dos métodos orientados a objetos propostos por Booch (1994), Rumbaugh (1991) e Jacobson (1993), padronizando as notações utilizadas. Sua versão 2.0 que foi adotada pela OMG em 2004, possuindo 13 diferentes tipos de diagramas, mais elementos e maior formalismo. A versão corrente é 2.4 (beta), de março de 2011.
Especializadas : Resultado da separação de entidades de nível