SQL - Conceitos e Técnicas
O SQL (Structured Query Language), é um linguagem padrão usada para acesso a Banco de Dados. O conjunto de seus comandos permite-nos definir a estrutura dos dados no banco de dados relacional, acessar e manipular esses dados. Trata-se de uma linguagem não Procedural. Quando usamos o SQL, especificamos o que queremos fazer, e não como fazê-lo. É uma linguagem de fácil aprendizagem.
SQL teve seu início em 1970, com E.F. Codd, que formulou os principios de um sistema relacional para manipulação de banco de dados e descreveu uma álgebra relacional para organizar os dados em tabelas. De lá para cá, a linguagem foi se aperfeiçoando e hoje existe um padrão desenvolvido pela American National Standards Institute (ANSI). Esse padrão tem sido a base para a maioria dos SQL's existentes atualmente no mercado. Cada fabricante inseriu novas funcionalidades em seu SQL, fazendo com que encontremos dezenas de versões de SQL.
Apresentamos a seguir um visão geral da Arquitetura de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados, para que possamos compreender do que se compõe a Linguagem SQL.
Arquitetura SGBD
1) Nível Interno. Descreve a estrutura física de armazenamento do Banco de Dados. O Esquema Interno usa um modelo de dados físico e descreve todos os detalhes do armazenamento de dados e caminhos de acesso ao Banco de Dados.
2) Nível Conceitual. Descreve a estrutura de todo o Banco de Dados para os usuários. O Esquema Conceitual esconde os detalhes da estrutura física de armazenamento e se concentra em descrever as entidades, tipos de dados, relacionamentos, operações dos usuários e restrições.
3) Nível Externo. Inclue um número de esquemas externos ou visões de usuários. Cada uma delas descreve uma parte do Banco de Dados que um grupo particular de usuários está interessado e esconde o resto do Banco de Dados aos demais usuários.
Linguagens SGBD
Data Definition Language (DDL) - Para