Sports branding
É uma metodologia exclusiva de entendimento, planejamento, definição e mensuração contínua das ações em várias modalidades esportivas com foco no Brand Equity da Marca. Baseia-se na análise do posicionamento e Brand Equity da marca comparado aos eventos a serem patrocinados a fim de se obter o melhor resultado na relação de co-Branding.
O objetivo principal, é utilizar o esporte para valorização e reforço da marca na visão do consumidor. Tal pratica deve estar alinhado ao posicionamento estratégico da empresa em questão, os quais são trabalhados o marketing, publicidade, branding e design.
Desse modo, a empresa pensa em desenvolver os melhores pontos de contato com o seu público de forma pró-ativa e sustentável. Ou seja, são utilizadas mídias convencionais e digitais, redes sociais, geração de conteúdo, criação de layouts, design de uniformes, desenvolvimento de promoções e interação com o público. Os eventos e patrocínios esportivos despertam um interesse cada vez maior de empresas em associar seus produtos e serviços com os benefícios tangíveis e significados intangíveis do esporte ao longo de um tempo significativo.
Vale lembrar que os aspectos ressaltados por esse tipo de mecanismo, variam conforme a prática esportiva escolhida pela empresa, trazendo atributos diferenciados que variam conforme o que se deseja ressaltar.
2.Histórico e Descrição do Negócio escolhido.
O Grupo Pão de Açúcar, que hoje figura entre as maiores redes varejistas do Brasil, teve seu início em 1948 com a inauguração da Doceria Pão de Açúcar. Neste pequeno varejo de bairro, Valentim dos Santos Diniz ,oferecia serviços de buffet e uma grande variedade de produtos artesanais, como bolos, pães e salgados. Com o sucesso do novo negócio, ficou clara a necessidade de ampliar a oferta de produtos para algo que atendesse aos consumidores de forma mais completa, sendo que o então novo sistema de autosserviço gerou uma demanda crescente, fazendo com que ele se tornasse o