Spinoza
De Deus
1. Como se pode entender a concepção spinozista de Deus?
O Deus de Spinoza não é um Deus pessoal, religioso, mas um princípio metafísico.
2. Em que sentido a filosofia de Spinoza pode ser considerada monoista?
O monoismo de Spinoza afirma a existência de uma substância única, a substância divina infinita, que se identifica com a natureza.
3. Qual a importância do conceito de causalidade no sistema de Spinoza?
A concepção spinozista de natureza é determinista, a realidade é vista como necessária, sendo que Deus é a causa primeira, o que dá unidade à realidade natural.Deus é a causa dos modos de agir de uma certa maneira não apenas na medida em que eles existem simplesmente, mas também na medida em que os consideramos como determinados a produzir algum efeito.
Da servidão humana
4. O que significa, para Spinoza, “servidão humana”?
A servidão humana consiste na submissão a nossas paixões ao passo que a liberdade humana consiste na libertação por meio do intelecto.
5. Como Spinoza define o bem?
Não existe coisa alguma que saibamos com certeza ser boa para nós senão o que leva realmente ao conhecimento. O bem supremo da Alma é o conhecimento de Deus. Na medida em que uma coisa está de acordo com a nossa natureza, ela é necessariamente boa.
6. Qual a oposição que se pode fazer entre o bem e o mal, segundo a Ética de Spinoza?
Chamamos de bom ou mau o que é causa de Alegria ou de Tristeza, o que cresce ou diminui, favorece ou reduz nossa potência de agir.Não existe coisa alguma que saibamos ser boa ou má senão o que leva realmente ao conhecimento ou pode impedir que conheçamos.