Spiderman
R: As questões éticas, sociais e políticas estão intimamente relacionadas, pois os indivíduos sabem agir porque as instituições sociais (família, educação, organizações) possuem regras de comportamento bem claras, apoiadas por leis desenvolvidas pelo setor político. O Dilema ético que pode vir a enfrentar é reproduzido no debate político e social.
Um exemplo de falta de ética por parte de gestores: a empresa Bristol-Myers Squibb concordou pagar multa de 150 milhões de dólares por inflar sua receita em 1,5 bilhão de dólares e aumentar, assim, o valor das suas ações.
12.2 Quais são as principais tendências que agravam as preocupações éticas?
R: Tendências: Capacidade de computação dobra a cada 18 meses e o impacto é que mais organizações dependem de sistemas de computadores para operações críticas
Tendências: Custo de armazenagem de dados estão declinando rapidamente e o impacto é que organizações podem facilmente manter bancos de dados sobre os indivíduos.
Tendências: Análise de dados está progredindo e o impacto é que empresas podem analisar vastas quantidades de dados sobre os indivíduos para desenvolver perfis detalhados do comportamento individual.
Tendências: Avanço das redes e a internet e o impacto disso é que ficou muito mais fácil copiar dados de um local para outro e acessar dados pessoais a partir de localidades remotas.
12.3 Quais são as diferenças entre responsabilidade, prestação de contas e obrigação a indenizar?
R: Responsabilidade é um elemento chave da ação ética: são custos, deveres e obrigações potenciais pelas decisões tomadas. Prestação de conta é uma características dos sistemas e instituições sócias: significa que há mecanismos a postos para determinar quem realizou a ação responsável, ou seja, quem é responsável por ela. Obrigação a indenizar amplia o conceito de responsabilidade para a área das leis: é uma característica de sistemas políticos