sped
SPED FISCAL E e-sOCIAL
RESUMO: Com o avanço tecnológico, na qual a área contábil que vem sendo profundamente transformada pelo impacto das novas ferramentas computacionais e de comunicação, está sendo implementado pelos Fiscos Federal, Estaduais e Municipais o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Por meio desse sistema, será permitido o envio de informações tributárias e fiscais de forma segura, rápida e com o intuito de tornar a fiscalização mais eficiente e padronizar as informações entregues pelos contribuintes. O presente trabalho tem como objetivo explicar sobre o SPED, dando ênfase a dois de seus subprojetos o EFD (Escrituração Fiscal Digital) e o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas).
PALAVRAS-CHAVE: Sistema Público de Escrituração Digital; SPED Fiscal; E-Social; Contabilidade.
INTRODUÇÃO
O uso da Contabilidade no ambiente empresarial intensificou-se com o passar do tempo. Além das exigências fiscais, ela contribui significativamente para a gestão das entidades, auxiliando no processo de tomada de decisões. Dessa forma, a utilização da Contabilidade como um instrumento de auxílio as pequenas e médias empresas visa melhorar seus procedimentos gerenciais internos e assim poder contribuir na continuidade das atividades empresariais destas entidades.
Não se pode esquecer-se de mencionar a intensa evolução tecnológica, na qual a tecnologia da informação é algo presente em todas as áreas do conhecimento científico. Na Contabilidade, pode-se compreender o avanço dessa tecnologia através da implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos