SPED
S.P.E.D. - NF-e
Sistema Público de Escrituração Digital e Nota Fiscal eletrônica
S.P.E.D. - NF-e
UM AMBIENTE MELHOR
PARA O DESENVOLVIMENTO
Reduzir burocracia e melhorar o quadro jurídico do
País são medidas essenciais para atrair investimentos e assegurar o desenvolvimento econômico e social que os brasileiros precisam, querem e merecem.
Em nosso entendimento, tanto a implantação de Nota Fiscal Eletrônica, que se tornou obrigatória para alguns setores industriais em abril deste ano, quanto o Sistema Público de Escrituração Digital, que passou a vigorar em janeiro de 2009, atendem tais propósitos.
Mas, não basta que o Estado crie novas regras. Também é fundamental que torne possível seu cumprimento. E o primeiro passo nesse sentido é torná-las acessíveis ao público. Como disse Rui Barbosa, “uma nação só pode se considerar verdadeiramente democrática quando todos compreendem de fato seus direitos e obrigações”.
É com esse objetivo que a Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp - Ciesp) disponibilizam a presente publicação. Esperamos que seja útil como instrumento de consulta e de eliminação de dúvidas. Afinal, desde o início deste ano, cerca de 15 mil empresas passaram a enviar seus livros fiscais para o fisco por meio digital. Em junho do ano que vem, será a vez dos livros contábeis.
Quanto à Nota Fiscal Eletrônica, a nova versão digital do documento fiscal já foi incorporada por alguns segmentos, como cigarros e combustíveis líquidos, e a partir de setembro próximo, também passará a valer para um número expressivo de setores da indústria nacional.
Esperamos que, tais mudanças, sejam benéficas a todos.
PAULO SKAF
Presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo
(Fiesp – Ciesp)
Índice
S.P.E.D.
15
Sistema Público de Escrituração Digital
15
I - S.P.E.D. - CONTÁBIL
16
1. O que é S.P.E.D. -