SPED
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JOSÉ NÉLIO MIRANDA DE SOUSA
NAYARA MIRANDA DE OLIVEIRA
WILTON MENDES
WILSON
SPED CONTÁBIL E FISCAL
SÃO PAULO - 2011
INTRODUÇÃO
A Contabilidade é uma ferramenta fundamental para o controle e tomada de decisão em uma entidade, e ao longo dos anos ela passa por diversas e inúmeras transformações. Com a globalização e o avanço da tecnologia, a contabilidade torna-se passível de internacionalização, buscando uma universalidade para que as práticas contábeis tornem-se padronizadas, gerando informações mais claras, precisas e tempestivas, garantindo um diferencial sem fronteiras para um desenvolvimento crescente e eficiente das organizações e do país.
O Sistema Eletrônico de Dados permite uma quebra de paradigmas em todas as áreas do conhecimento humano, tornando possível um novo cenário para o crescimento das organizações. As inovações tecnológicas surgiram e se difundiram rapidamente, abrangendo todos os âmbitos, seja de caráter jurídico, social e comportamental.
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) resulta em um novo comportamento, novas políticas e procedimentos a serem adotadas pelas organizações, destacando-se a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), como projeto pioneiro do Sped, o qual irá beneficiar os processos de gestão contábil e gerar melhorias no processo de controle fiscal.
RESUMO
O projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), instituído pelo Decreto nº 6.022/2007 faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal
(PAC 2007/2010) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o
Fisco e os contribuintes.
O projeto consiste, de modo geral, na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos,