Sped contábil
Cínthia Jesus Pereira OLIVEIRA *
Edvaldo Borges JUNIOR**
RESUMO: O trabalho atual abrange o Sistema Público de Escrituração Digital - SPED em linguagem simplificada, onde foi abordado como tema principal das suas três ramificações o Sped Contábil. A abordagem se torna essencial devido à pesquisa de campo realizada com Contadores, Empresários e Aluno - Usuários, onde se pode verificar e qualificar o nível de conhecimento de todos os usuários do SPED. Possui também, o objetivo de analisar e demonstrar a funcionalidade, benefícios e dificuldades. Após comparações, as principais dificuldades encontradas foram: a execução do sistema e a implantação deste nas empresas regionais abrangidas.
Palavras-chave: SPED Contábil
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade no cenário global, com seus princípios e observâncias, vêm sendo aprimorada com o avanço tecnológico e pela visão do mundo moderno.
Lucca Paciolli, o pai de todo um processo de formação da essência contábil, sendo que, através das partidas dobradas pode-se verificar um avanço incomparável para a época. A partir desse marco inicial há uma existência de profundas mudanças na contabilidade com a criação em 1946 do Conselho Federal de Contabilidade instituída pelo governo Federal através do Decreto-Lei 9.295. Após esse grande avanço houve um aperfeiçoamento maior de novas normas técnicas, sendo que, em 1976 através da lei 6.404 houve um a consolidação de todas as técnicas e doutrina sobre a “Ciência Contábil”.
A organização econômica é disciplinada pela modernização da estrutura contábil, essa estrutura por sua vez possui uma linha que possibilita visualizar a economia empresarial como uma empresa de boa solvabilidade e rentabilidade.
A Emenda Constitucional nº 42, aprovada em 19 de dezembro de 2003, introduziu o inciso XXII ao art.37 da Constituição Federal, que determina às