Spda
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
PRÉ- PROJETO
Gaiola de Faraday
CURSO: Engenharia Civil Professor TIDIR: Pablo
Alberto de Araújo; Apolônio; Breno Aparecido ribeiro; Filipe Fernando; Frederico Dutra; Jefferson Pimenta dias, Jhessyca Monteiro, Shayene Pamela.
-------------------------------------------------
1. Introdução
Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) vêm sendo desenvolvidos no decorrer dos últimos anos, contudo deve ser destacado que ainda, não se conseguiu uma proteção completa ou totalmente efetiva para as descargas atmosféricas. A fim de evitar falsas expectativas sobre os sistemas de proteção, é bom tornar claro que a descarga atmosférica (raio) é um fenômeno da natureza absolutamente imprevisível e aleatório.
Abordaremos assim as vantagens e aplicações de um importante (SPDA), a Gaiola de Faraday, também conhecida como Malha, que é um espaço envolvido por uma pele metálica que funciona como uma blindagem elétrica e protege instrumentos e/ou aparelhos muitos sensíveis colocados em seu interior. Algumas construções que necessitam de proteção contra descargas atmosféricas podem se utilizar das funções da gaiola, assim como , instalações perigosas como paióis e locais de preparação de explosivos que necessitam de segurança extrema.
Através destes conceitos provaremos a eficiência da Gaiola de Faraday usada contra descargas atmosféricas (Raios) em pequenas, médias e grandes construções na engenharia civil e trabalharemos as vantagens de possuir uma estrutura formada por uma Gaiola de Faraday em uma edificação. 2. Revisão Bibliográfica
2.1.1- SPDA aplicados na engenharia civil
Uma descarga atmosférica é um fenômeno natural que desde o princípio da humanidade causa medo e danos. A descarga atmosférica causa danos e pode provocar a morte, pois injeta correntes da ordem de centenas de quilo amperes no objeto atingido que, caso não sejam contidas, provocam