sou mais que : Engenheiro
Introdução:
Ao falar de Geologia Ambiental que é a responsável pela coleta e análise de dados geológicos visando evitar ou solucionar problemas oriundos de intervenção humana no ambiente natural, pode-se aprofundar em uma das suas subdivisões como a Geologia Urbana, que trata dos impactos, geralmente caóticos, gerados sobre o ambiente, quando o crescimento descontrolado das cidades ocasiona catástrofes que afetam diretamente a qualidade de vida da população.
Desenvolvimento:
Para se falar em Geologia Urbana, devemos compreender o que é a geologia em si e como é a “Geologia Ambiental”. O principal objetivo de estudo da Geologia é o arcabouço terrestre e todas as transformações e a evolução pelas quais ela passou ao longo dos tempos, este profissional (Geólogo) estuda continentes, relevos, a ação da natureza, as plantas, os animais e principalmente as interações que acontecem entre todos eles. A geologia atua planejando a ocupação da natureza, avaliando danos geológicos de projetos industriais ao meio ambiente e também examinando e ajudando na recuperação de solos poluídos ou contaminados. Keller (1982) tem como conceito que a “Geologia Ambiental é a geologia aplicada abrangendo um amplo espectro de interação prováveis entre o homem e o ambiente físico. Especificamente, é a aplicação da informação geológica para resolver conflitos, minimizando a possibilidade de degradação ambiental, ou maximizando a possibilidade de adequado uso do ambiente natural ou modificado.”
Após conceituar o que é a geologia e geologia ambiental, pode-se começar a falar sobre Geologia Urbana. Esta (geologia urbana), de forma reduzida, trata de todo e qualquer impacto que venha agredir a relação entre o homem com a cidade; agressão que pode afetar a qualidade de vida da sociedade. A geologia urbana aborda a questão sobre o desenvolvimento regional e urbano de um determinado lugar, procurar saber sobre a estabilidade dos terrenos, erosão do solo,