Soteriologia - A doutrina da salvação
O termo soteriologia vem do vocábulo grego soteria e significa salvação, libertação de um perigo iminente, livramento do poder da maldição do pecado, restituição do homem à plena comunhão com Deus.
A salvação do ser humano é obtida pela graça, ou seja, é um dom gratuito e imerecido que o pecador recebe, Ef 2: 8-9.
Quando João 19: 30 diz: “está consumado”, que é a expressão grega tételestai, ele quer dizer quer tudo está pago. Isto representa a salvação para o cristão. Tudo foi comprado no calvário. Abrange cada fase de nossas necessidades e dura de eternidade a eternidade. Inclui a libertação do pecado no presente e a apresentação contra as invasões do pecado no futuro, Jd 1: 24-25; Tt 2: 11-13. Então, vejamos em detalhes suas fases: salvação: arrependimento, fé, conversão, regeneração, justificação, adoção e santificação.
A Salvação
Salvação é um termo que abrange muitos aspectos, Por exemplo há salvação no passado, no presente e no futuro, ou seja, salvação da penalidade, do poder e da presença do pecado. Há salvação do espírito na regeneração, da alma na santificação, e do corpo na glorificação. Incluídas nesses diversos aspectos encontram-se ensinamentos que, em conjunto, constituem o que chamamos de doutrinas da salvação.
A SALVAÇÃO NÃO É PELAS OBRAS - Rm 3:24; 11:6
O homem não tem nada para oferece a Deus:
Não tem justiça própria ( Isaías 64:6; Tito 3:5).
Não é justo ( Rm 3:10; Rm 3:23).
Nem será justificado diante de Deus pelas obras (Rm. 3:20; Gl 2:16; II Tim 1:9)
A SALVAÇÃO É SOMENTE PELA GRAÇA - Ef 2:8,10;
A salvação provém exclusivamente da graça de Deus, sem os esforços das obras, ou mérito do homem, o mesmo não tem que trabalhar ou fazer qualquer esforço para ganhar a salvação (Ap. 21:6). Ela é um presente de Deus e para que seja aproveitado, ele deve ser aceito ou recebido. A mesma é oferecida a todos ( Ap. 22:17; Is. 55:1). Ela veio por meio de Jesus Cristo (João 3: 14, 18, 36; 14:6; I Jo. 4:9). Foi pela sua vida