sos formaçoes
Professora: Keli Matéria: Comunicação e Expressão
Instituição: Inesc
A teoria da comunicação de Jakobson: Suas marcas no ensino de Língua Portuguesa Usando por referencial as três funções básicas da língua portuguesa de Karl Buhler, a função expressiva fatores de preservação do ato comunicativo, constituídos por remetente (codificador), mensagem, destinatário (decodificador), contexto (faz referência durante a comunicação e deve ser compreendido pelo destinatário), código (parcial ou totalmente comum ao remetente e ao destinatário) e contato (canal físico, que estabelece comunicação; envolve conexão psicológica entre remetente e destinatário). Jakobson diz q cada um destes seis fatores determina uma função diferente.
Segundo Jakobson uma mensagem pode apresentar mais de uma função da linguagem, sendo que uma prevalece mais sendo a primaria e as demais sendo secundarias.
Segundo Jakobson as funções são:
-função emotiva: expressar emoções, sentimentos, estado de espírito, “visando uma expressão direta de quem fala em relação ao que esta sendo falado”.
-função conativa: centrada no destinatário, “encontra sua expressão gramatical mais pura no vocativo e no imperativo”.
-função referencial ou denotativa: quando o remetente tem por finalidade traduzir a realidade para o destinatário.
-função poética: ênfase no processo de elaboração da própria mensagem ou, nas suas palavras, o emissor constrói seu texto de maneira especial, realizando um trabalho de seleção e combinação de palavras de ideias e imagens, de sons e ritmos.
-função fática: Jakobson considera como aquela cujo foco é o contato/canal e seu único propósito é prolongar a comunicação. Exemplo: (alô, está me ouvindo?), para atrair a atenção do interlocutor ou para confirmar se o canal de comunicação continua aberto.