sorriso de monalisa
1 – Tipos de educação;
O filme “O Sorriso de Mona Lisa” retrata perfeitamente os costumes e padrões sociais da década de 50, que se passa dentro de uma escola tradicional elitista, extremamente conservadora, exclusiva para mulheres, “Wellesley College” nos Estados Unidos da América, onde a sociedade acreditava que as moças só teriam sucesso na vida quando formassem uma família e estivessem muito bem casadas. Mulheres inteligentíssimas, mas focadas somente em concluir os estudos e logo após se tornarem donas de casa, cerceando assim um sonho de serem mulheres de carreira, diferentes daquilo que suas famílias acreditavam, e ao contrário do que a sociedade gostaria.
De outro lado, uma jovem professora da Califórnia, que foi educada em uma Universidade, com padrões liberais, encontra dificuldades em implementar seu plano de aula, logo entrando em conflito com suas alunas e depois a administração do colégio.
2 – Os fins da educação
O filme provoca questionamentos e reflexões acerca das normas impostas pela escola, em relação ao conteúdo programático; a lição decorada da apostila, por não privilegiar a livre expressão dos alunos, por desconsiderar as vivências pessoais e emocionais, bem como incentivar a reprodução do conhecimento e também sobre a postura da professora na busca de informações que estavam fora da apostila, questionando valores vigentes na sociedade da época, estimulando as alunas a analisarem a realidade de outra forma e que reconhecessem como integrantes do processo de aprendizagem.
3 – A educação moral
Mostra as dificuldades de se romper com as barreiras do conservadorismo da época. As mulheres jamais cogitavam a possibilidade de ter uma carreira profissional, pois seus próprios pais nunca as incentivaram, pelo contrário, tanto os pais como a direção da escola e de seus professores, apoiavam a tradição e estimulavam as alunas a seguirem os comportamentos conservadores vigentes.
As alunas então abriam