sono e seus estagios
EEG ou Eletroencefalograma
Essas pesquisas utilizam dispositivos como o Eletroencefalograma, servem para registrar a atividade cerebral espontânea e os movimentos oculares durante o sono.
Estágios do Sono
Essa análise das ondas cerebrais indica que existem cinco estágios do sono. Quatro estágios e um quinto conhecido como sono REM.
Vigilia: temos ondas regulares, é quando estamos em alerta, e vamos aos poucos fechando os olhos e adormecendo.
Estágio 1: temos ondas menos regulares, é um estágio de transição entre a vigília e o sono. Pode durar de 10 segundos a 10 minutos. A respiração e a frequência cardíaca diminuem sensivelmente, os músculos começam a relaxar e entramos num sono bem leve. Esse relaxamento pode dar a sensação de queda que às vezes sentimos ao adormecermos.
Estágio 2: aqui temos pequenas repostas rítmicas, dura de 10 a 20 minutos. É o começo do sono propriamente dito, já que ficamos alheios a estímulos sonoros e visuais. Representa de 45 a 55% do período total de sono.
Estágios 3 e 4: produzem ondas cerebrais de baixa frequência, mais lentas. É nessa fase, que o hormônio de crescimento é liberado pela hipófise e a recuperação muscular acontece (sono anabólico). Depois de 30-40 minutos no estágio 4, você regride para o estágio 3 e depois para o 2, mas invés de voltar ao 1, entra em sono REM. É o sono mais profundo e representa cerca de 25% do período total de sono.
Estágio REM
Neste estágio, o fluxo sanguíneo, frequência cardíaca, respiração, temperatura e pressão sanguínea aumentam, e os olhos se movem rapidamente.
É neste estágio que sonhamos, que nosso cérebro fica ativo, porém nosso corpo permanece imóvel pois o córtex cerebral bloqueia as atividades motoras, trata-se de um