Sonia Trabalho 2014 Indiv
1490 palavras
6 páginas
É a quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do custo variável unitário. Esta quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, após a empresa ter atingido a Ponto de Equilíbrio, ou seja, é o valor ou percentual que sobra das vendas menos o custo direto variável e as despesas variáveis. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO:
No custeio variável, todos os custos e despesas variáveis (inclusive as despesas de vendas e administração) são deduzidas da Recita de Vendas, embora as despesas variáveis não façam parte do custo do produto, resultando em Margem de Contribuição.
A margem de contribuição representa o valor que cobrirá os Custos e Despesas fixos da empresa e proporcionará o lucro.
Fórmula:
MC = RV – CV. Formula : MC/u = PV/u – CV/u
MC = Margem de Contribuição MC/u = Margem de Contribuição unitária
RV = Vendas Totais (receita) PV/u = Preço de Venda Unitário
CV = Custos Variáveis Total. CV/u = Custos Variável Unitário
Margem de Contribuição é um conceito de extrema importância para o custeio variável e para a tomada de decisões gerenciais. Em termos de produtos, a margem de contribuição é a diferença entre o preço de venda e a soma dos custos e despesas variáveis
RELAÇÃO DE CUSTO / VOLUME / LUCRO
A relação custo/volume/lucro é a relação que o volume de vendas tem com os custos e lucros.
O planejamento do lucro exige uma compreensão das características dos custos e de seus comportamentos em diferentes níveis operacionais.
A relação entre os custos e as receitas em diferentes níveis de atividades pode ser representada gráfica ou algebricamente.
A demonstração de resultado do exercício reflete o lucro somente em determinado nível das vendas, não se prestando à previsão de lucros em diferentes níveis de atividade.
A importância dos Sistemas de Informação
Um dos grandes desafios dos Sistemas de Informação é assegurar a qualidade e agilidade da informação,