sonhos
1. Quando refletimos sobre políticas públicas de educação, pensamos que são ações desencadeadas com o objetivo de intervenção na realidade educacional do país. Nesse sentido, podemos afirmar que há relação com o planejamento educacional, pois: a. políticas públicas de educação e planejamento educacional são conceitos totalmente diferentes, e não há ligação entre eles.
b. políticas públicas de educação são ações de intervenção na realidade e, dessa maneira, estão intimamente ligadas ao planejamento educacional, responsável pela organização das ações, sua racionalidade, duração e contexto de atuação.
c. o planejamento educacional se preocupa com ações a serem desenvolvidas na área da educação, e não com as políticas públicas de educação.
d. políticas públicas de educação e planejamento educacional se preocupam com a distribuição igualitária da verba pública.
e. as ações de intervenção na realidade educacional são organizadas pelo Estado.
0,5 pontos
Pergunta 4
1. A concepção de política pública na visão social-democrata – que, diferente da concepção liberal, está preocupada com a liberdade individual –, pensa numa política de atuação com benefícios sociais, e podemos entender que ela se organiza a partir:
1. da proteção dos mais fracos, como maneira de promover a igualdade de condições a todos.
2. da elaboração de programas com fins populistas.
3. da concepção de Estado de bem-estar social, pois preocupa-se com as diferenças econômicas promovidas pela sociedade capitalista.
4. da determinação do que é bom para todos e do que cada um deve receber. Escolha a alternativa correta: a. I e II.
b. II e IV.
c. I, II e III.
d. I,II, III e IV.
e. III e IV.
0,5 pontos
Pergunta 5
1. A visão neoliberal, a qual atualmente está fundamentando a concepção das políticas públicas educacionais, defende os seguintes princípios: 1. defende a ação mínima do Estado.
2. acredita que o