sondagem
Curso de Pedagogia – 7º Semestre
Unidade Santo Amaro
Turma: N1A
Metodologia da Alfabetização
Prof.ª Luciana
Josenilda dos Santos Araújo Claudio - RA 1016564 Maria Neves Baía da Silva - RA 1016421
São Paulo Maio/2013 Avaliação de sondagem
A sondagem foi elaborada para um aluno com 6 anos, observado que se encontra na proposta de hipótese silábica alfabética, pois observamos que para cada som ela associa a grafia. O ditado foi feito com uma lista de alguns nomes dos artigos de papelaria. Utiliza os grafemas de forma aleatória, usando ora consoante, ora vogal, repetindo letras e sílabas conforme o som. O silábico-alfabético faz correspondências dos sons às formas - silábica e alfabética, normalmente para cada som um grafema. O aluno apresenta a escrita algumas vezes com sílabas completas e outras incompletas.
Ex:
CANETA----------------CETA.
LÁPIS--------------------LAPIS.
Segundo Emília Ferreiro “ a criança busca variar letras, ela nem sempre se preocupa em relacionar com o som”, a sondagem do aluno nos remete a essa conclusão. O instrumento para a sondagem foi o ditado. Para cada palavra ditada ele repetia as sílabas e ao ouvir o som das sílabas ele escrevia letras. Exemplo, “papelaria” ele colocou o PAPELAIA e apontou em cada som, uma sílabas, o PA para PA, o PE para o PE, o LA para o LA, o RIA para o IA. A única letra que ele não conseguiu associar foi o R.
Partindo dessa leitura, entendemos que cada silaba, corresponde a um som, e o que se escreve tem relação com o som convencional da sílaba representada pela voz. Ficou perceptível que o aluno já reconhece as letras do alfabeto, o que é vogal e o que é consoante. Ele associa o som com a grafia, sabe que