Sondagem de solo a percusão
Engenharia Civil - 9° Semestre
Sondagem de Solo a percussão - SPT
Felipe Lucatto da Silva – n° 08 – RGM 066798
Fundações e obras de terra ll - Prof. Mauro
Salto 2015
Sondagem SPT também conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, é um processo de exploração e reconhecimento do subsolo, largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. A sigla SPT tem origem no inglês (standard penetration test) e significa ensaio de penetração padrão.
As principais informações obtidas com esse tipo de ensaio são:
1. A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo;
2. A classificação dos solos de cada camada;
3. O nível do Lençol freático; e
4. A capacidade de carga do solo em várias profundidades.
O ensaio consiste na cravação vertical no solo, de um cilindro amostrador padrão - Barrilete, através de golpes de um martelo com massa padronizada de 65 kg, solto em queda livre de uma altura de 75 cm.
Desta forma, em cada metro, faz-se inicialmente a abertura do furo com um comprimento de 55cm, o restante dos 45cm destina-se à realização do ensaio de penetração.
São anotados os números de golpes necessários à cravação do amostrador em três trechos consecutivos de 15 cm sendo que o valor da resistência à penetração (NSPT) consiste no número de golpes aplicados na cravação dos 30 cm finais.
O resultado do ensaio é apresentado na forma de gráfico indicando o valor de Resistência Nspt a cada metro, descrição geológica-geotécnica do material perfurado e o nível d'água quando atingido. De posse deste resultado o Engenheiro de Fundações adotara o tipo de fundação mais adequada (técnica e financeira) ao projeto.