somos nitos
Oscar Wilde (1854-1900) foi um escritor irlandês. Sua obra mais conhecida é “O Retrato de Dorian Gray”, seu único romance.
Seu nome de batismo era Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde.
Vindo de família protestante, converteu-se ao catolicismo anos mais tarde. Estudou no Trinity College, em Dublin e ganhou bolsa de estudos para estudar em Oxford. Foi morar em Londres, onde teve uma vida movimentada, regada aos prazeres da bebida, escrevendo poemas e textos dramatúrgicos.Criou um movimento estético,o dandismo, baseado na idéia de que a vida deveria ser norteada pelas preocupações artísticas como forma de enfrentamento dos problemas do mundo moderno.
Oscar Wilde casou-se com Constance Lloyd, filha de um advogado bem sucedido de Dublin. Pouco depois, foi preso acusado de cometer “atos imorais” e condenado a dois anos de prisão. Wilde teria supostamente um caso amoroso com um jovem chamado Bosie, e esse fato levou o pai dele a denunciar o escritor.
Oscar Wilde tem uma ampla obra: “O leque de Lady Windermere “(1892) “A importância de ser Prudente” (1895), só para citar algumas na dramaturgia;“O Príncipe Feliz” e “O crime de Lord Artur Saville”, nos contos.
A obra proeminente seria o romance “O Retrato de Dorian Gray”. O livro relata a estória de Dorian, que se encanta com seu retrato pintado por Lord Henry Wotton e desenvolve o desejo de uma vida regada a prazeres mundanos como forma de vivenciar a sua juventude. Fascinado pela pintura, entrega-se ao hedonismo, seguindo os conselhos do Lord Henry Wotton. Porém, tem a sua alma e caráter comprometidos. Na obra, Wilde estabeleceu um paralelo entre a arte e a juventude fugaz vivida plenamente.
Oscar Wilde foi considerado um dos maiores escritores da história da literatura. Morreu em Londres, vítima de meningite, em 1900.