somente consulta
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Sapucaia do Sul
Microsoft Excel – Aula 5
Objetivos
Trabalhar no Excel com cálculos de juros simples e compostos
Trabalhar com as funções financeiras VF e PGTO do Excel
Trabalhar com a ferramenta Atingir Meta
Apresentar e trabalhar com as funções de procura PROCV e PROVH
Equações da Matemática Financeira
O objetivo da matemática financeira é de estudar a evolução do dinheiro no tempo. Antes de iniciar os exemplos práticos, vamos descrever os principais termos que serão utilizados posteriormente nos exercícios.
Juros (J): é a remuneração exigida na utilização de capital de terceiros. Observe que juros recebidos representam um rendimento em moeda e os juros pagos representam um custo em moeda.
Taxa de Juros (i): é a razão entre os juros obtidos em um período e o capital tomado, sendo o mesmo representado de forma percentual (ex.: 2%) ou até mesmo decimal (0,02).
Período (n): uma operação financeira pode ser visualizada como se envolvesse um único período de tempo, ou ainda envolvendo múltiplos ou frações de períodos.
Montante (M) ou Valor Futuro (VF): é a quantidade monetária resultante de uma operação financeira.
Capital (C) ou Valor Presente (VP): é a quantidade inicial utilizada para o cálculo de um valor final ou montante.
Juros Simples
No regime de capitalização simples, o capital aumenta de forma linear. Os juros obtidos em cada período são constantes, calculados sobre o valor do capital inicial.
J=C⋅i⋅n
M = C + J = C ⋅ (1 + i ⋅ n)
Juros Compostos
Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados.
M = C ⋅ (1 + i)n
Exercício 01
Abra a planilha Plan1 da pasta disponibilizada, aula5.xls. Utilizando as informações desta planilha, calcule o valor a ser pago por um empréstimo após um determinado período
(número de meses), considerando uma determinada taxa mensal de juros, como