Soluções
Solução é qualquer mistura homogênea, as soluções são compostas por solvente e soluto e a relação entre a quantidade de soluto dissolvido totalmente em um solvente, a certa temperatura chama-se coeficiente de solubilidade.
As soluções podem ser classificadas, de acordo com a quantidade de soluto, em: - Soluções saturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade (Cs), não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo. - Soluções insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura. - Soluções supersaturadas (instáveis) contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura
A maior parte das substâncias tem sua solubilidade aumentada com o aumento de temperatura. Os gases, porém, tem sua solubilidade diminuída.
A fórmula para o cálculo do coeficiente de solubilidade é: m1/Cs = m2/100.
Dissolução são soluções líquidas que contém solutos sólidos dissolvidos, essas soluções são muito comuns no nosso cotidiano um exemplo é a água com açúcar, na qual a água é o solvente liquido e o açúcar o soluto solido, este tipo de solução ocorre também com sais em solventes líquidos.
Há dois tipos de dissolubilidade: a endotérmica e a exotérmica. A dissolubilidade endotérmica é na qual o coeficiente de solubilidade aumenta conforme a temperatura aumenta, já na exotérmica de acordo com que a temperatura aumenta o coeficiente de solubilidade diminui.
Exemplo de dissolubilidade endotérmica é a solução formada por água e cromato de potássio (K2CrO4), que veremos no experimento a