Soluções
1- INTRODUÇÃO As misturas homogêneas são denominadas soluções. Soluções são misturas de duas ou mais substancias que apresentam aspecto uniforme. É chamado soluto a substância em menor quantidade existente nesse componente, e solvente o mais encontrado nesse componente. O soluto deve ser pesado em balança analítica precisa, e para medir volumes devem-se utilizar vidrarias adequadas, que permitem verter líquido com maior precisão.
A solução é formada quando uma substancia se dispersa uniformemente em outra. Ao prepara uma solução, isto é ao dissolver um soluto em determinado solvente, as moléculas e íons do soluto separam-se, permanecendo dispersos no solvente. A solução preparada deve ser armazenada em vidrarias apropriadas conforme o tipo de solução.
2- OBJETIVO
Conhecer a técnica de preparo e diluição de soluções, utilizando vidrarias apropriadas.
3- REVISÃO DA LITERATURA
A maior parte das substancias que encontramos no dia-a-dia são misturas. Muitas misturas são homogêneas, isto é, seus componentes estão misturados uniformemente no nível molecular. Misturas homogêneas são chamadas soluções. Exemplos de soluções são abundantes no mundo a nossa volta. O ar que respiramos e uma solução de vários gases. O latão é uma solução solida de zinco e cobre. Os fluidos que correm por nosso corpo são soluções, contendo grande variedade de nutrientes essenciais, sais e outras substâncias. (BROWN, 2005)
Soluções contém dois componentes: um soluto e um solvente. A substância que e dissolvida e o soluto e a substancia que o soluto dissolve e chamada de solvente. Podem ser empregadas duas regras gerais para decidir qual componente de uma solução e o soluto e qual e o solvente. (SPENCER, 2007)
Qualquer reagente que sofre uma mudança de estado ao formar uma solução e o soluto. Assim, quando o HCl gasoso se dissolve em água formando uma solução aquosa, o HCl e o soluto.
Se nenhum dos componentes da solução sofre