Soluções Químicas
INTRODUÇÃO
Na natureza dificilmente as substâncias se apresentam na sua forma pura. Quase sempre elas se apresentam na forma de misturas. Misturas homogêneas são aquelas em que é impossível distinguir individualmente cada um de seus componentes. Sua aparência é, portanto, uniforme e homogênea.
Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções. Os componentes de uma solução são o solvente (que dissolve) e o soluto (que é dissolvido). Aproximadamente 90% das reações químicas acontecem com os reagentes dissolvidos em algum líquido. Muitas das coisas que consumimos também são soluções. Daí a importância de entendermos algumas coisas sobre esse tema.
DESENVOLVIMENTO A relação entre a quantidade de soluto e o volume da solução, é o que chamamos de concentração. É bastante óbvio que se colocarmos uma colher de chá de açúcar em um copo com água o resultado será menos doce do que se colocarmos uma colher de sopa de açúcar no mesmo copo com água. A primeira solução é menos concentrada que a segunda, ou seja, possui menos massa de soluto do que a segunda, para o mesmo volume de solvente. A quantidade de soluto que pode ser adicionado a um solvente não é infinita Esse limite para a quantidade de soluto que pode ser dissolvido é o que chamamos de coeficiente de solubilidade. Se colocarmos soluto em excesso e ele não se dissolver, ele não fará parte da solução, ficará depositado no fundo do recipiente no estado sólido e, portanto, não influenciará na concentração. Perceba que isso nos remete a algo muito interessante: se gostamos de café bem doce, existe um limite de quantidade de açúcar que podemos colocar no café para que ele dissolva. Toda a quantidade que colocarmos a mais ficará depositada no fundo da xícara e não tornará o café mais doce, apenas desperdiçará mais açúcar. Quando uma solução contém soluto abaixo do coeficiente de solubilidade, dizemos que essa solução é insaturada. Quando a quantidade de soluto é igual ao coeficiente de