Soluções Quimicas
CID
Capítulo
1
Tópicos do capítulo
1 Dispersões
2 Soluções
3 Concentração das soluções
4 Diluição das soluções
5 Misturas de soluções
6 Análise volumétrica ou volumetria
Leitura: A escassez e a poluição das águas
A água do mar é um bom exemplo de uma solução de vários sais.
Apresentação do capítulo
Por que vamos estudar as soluções? Porque são muito comuns e importantes em nosso cotidiano. O ar que respiramos é uma solução de vários gases, em que predominam N2 e O2.
3
da superfície terrestre) é uma solução de vários sais. As águas
A água do mar (que cobre
4
dos mares, dos rios e dos lagos contêm ar dissolvido, sem o qual os peixes morreriam (veja que nos aquários existem borbulhadores, para manter a aeração da água). Muitos de nossos alimentos são soluções — o leite, o café, o chá, etc.; além disso, freqüentemente procuramos melhorar o sabor dos alimentos, dissolvendo açúcar no café, sal no molho das saladas, etc.
Um aspecto muito importante a conhecer em uma solução é a proporção entre a quantidade da substância dissolvida (soluto) e a quantidade da que a está dissolvendo (solvente).
No dia-a-dia, você pode preparar um molho para salada “mais salgado” ou “menos salgado”; pode preparar um café “mais forte” ou ”mais fraco” (na Química, um café mais forte seria chamado de mais concentrado).
Capitulo 01A-QF2-PNLEM
1
4/6/05, 14:28
1 DISPERSÕES
1.1. Introdução
Ao se misturarem duas substâncias, pode resultar ou em uma mistura homogênea ou em uma mistura heterogênea. Por exemplo:
Água e areia
(mistura heterogênea)
Dizemos que o sal se dissolveu, enquanto a areia não se dissolveu na água. No entanto, entre o caso extremo de dissolução perfeita (como a do sal na água) e o de separação total (como a areia da água), existem casos intermediários importantes. Imagine que você recolha um pouco de água de enxurrada em um copo e deixe esse sistema em repouso por um certo tempo. O que irá ocorrer?
Tempo