Soluções orais
As soluções orais são formas farmacêuticas líquidas destinadas ao uso oral e podem ser classificadas em: xarope, elixir e gotas orais. Os xaropes são formulações farmacêuticas que contêm grande quantidade de açucares, fazendo com que o líquido fique "viscoso", "meio grosso" ("xaroposo"). Neste veículo ou líquido coloca-se então a substância medicamentosa que vai trazer o efeito benéfico desejado pelo médico que a receitou. Assim, existem xaropes para tosse onde o medicamento ativo é geralmente a codeína ou o zipeprol.
Objetivo A prática em questão tem por objetivo, realizar o preparo das formas de xarope simples, de iodeto de potássio (O iodeto de potássio pode ser encontrado em forma de xarope ou pastilha, é um elemento com propriedades anti-radioativas que protegem a tiróide e todo o sistema endócrino do corpo. O iodeto de potássio é muito utilizado como expectorante. O xarope de iodeto de potássio é conhecido comercialmente como Minostoss) e sem açúcar.
Materiais
- Xarope Simples
Sacarose – Edulcorante;
Metilparabeno (Nipagin) – Agente conservante, possui ação contra a maioria das bactérias, fungos e leveduras;
Propilparabeno (Nipasol) – Agente conservante, preservante da fase aquosa;
Água destilada – Veículo.
- Xarope de Iodeto de Potássio
Iodeto de potássio – Expectorante;
Corante vermelho – Da cor ao produto;
Xarope simples – Veículo.
- Xarope Sem Açúcar
CMC – Doador de viscosidade;
Sacarina – Edulcorante;
Sorbitol – Emulsificante;
Metilparabeno (Nipagin) – Agente conservante, possui ação contra a maioria das bactérias, fungos e leveduras;
Essência – Fixam o aroma desejado;
Água destilada – Veículo.
Vidraria em geral (de acordo com os procedimentos).
Métodos
- Xarope Simples Aqueceu-se a água até no máximo 80 °C e solubilizou-se o metilparabeno e o propilparabeno. Em seguida, adicionou-se a sacarose. Levou-se ao banho-maria e mexeu-se com bastão de vidro até completar-se a solubilização da sacarose.