Soluções: influencia de sua solubilidade e concentração
Soluções:
Influência de sua solubilidade e concentração
Autores: Caio Capistrano, Danilo Alfredo, Karine Araújo, Lucas Barral, Maurício Cavalcanti, Suzana Portella.
Data da realização do experimento: 17/12/2013
Objetivos
1. Objetivos Gerais.
Para se praticar o estudo da Química são necessárias duas atividades fundamentais: A experimentação prática e o entendimento teórico, estando essas duas intimamente relacionadas. A experimentação prática consiste no processo de reprodução e observação de determinado(s) fenômeno(s) químico(s) em laboratório, envolvendo uma ou mais substâncias ou produtos. A partir dos resultados experimentais, visa-se procurar explicações a cerca do que foi observado experimentalmente. Por meio do uso da lógica e/ou de conhecimentos já adquiridos, é feito todo um estudo e elaboração de ideias que expliquem de forma satisfatória o porquê do surgimento do fenômeno e suas consequências, o chamado entendimento teórico.
É então nesse contexto, que o contato do aluno com o experimento prático o ajuda a entender os diversos fenômenos químicos estudados em sala de aula. Com esse contato o estudo do assunto torna-se mais interessante pela observação direta do fenômeno, promove uma mais fácil compreensão, conduzindo-o a uma formação mais abrangente em sua área de estudo.
Esse experimento específico tem por objetivo o a observação da composição de alguns tipos de soluções, levando em conta a sua concentração e analisando a sua variação de entalpia a partir da reação de dissolução. O entendimento dessas propriedades para um aluno de Engenharia Civil tem o seu grau de importância no sentido de ajudar a entender o impacto que certos tipos de soluções podem ter com os materiais que compõe uma obra como um todo. Por exemplo, o contato de certos materiais com a água da