SOLUÇÕES DE ENGENHARIA PARA HABITAÇÃO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX – BRASIL
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
1º Período - Noite
1º Trabalho
Tema 1
SOLUÇÕES DE ENGENHARIA PARA HABITAÇÃO
NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX – BRASIL
Aluna: Renata Camila
Professor: Sílvio Xavier Santos
BELO HORIZONTE
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema as Soluções de Engenharia para Habitações, utilizadas na primeira metade do século XX no Brasil. A importância da realização dessa atividade é conhecer um pouco da história da construção civil no país, a partir dos conceitos e materiais mais comumente utilizados no início do século passado. O objetivo desse estudo é compreender as forças e fraquezas do modelo adotado e o perfil dos profissionais da área em questão. A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica exploratória.
1 CONCEITO DAS PRINCIPAIS SOLUÇÕES UTILIZADAS
Com o advento da República em 1889 e dos novos sentimentos nacionalistas, o ecletismo passa a ser empregado como ilustração de um ideário político que buscava entre outras coisas negar a ligação com o passado português fazendo referências a outras fontes de cultura, como a França e a Itália. Ao mesmo tempo em que surgiam inovações tecnológicas nos meios de transporte e na indústria, os métodos de construção se modernizaram com o uso estrutural do ferro fundido, aço e concreto. Além da base neoclássica o ecletismo, especialmente já no século XX, incorporou elementos de historicismo e exotismo, evidenciando traços neobarrocos, mouriscos, românicos e de outras escolas e países. (SEGAWA, 1997, p.8)
1.1 HISTÓRIA
Nas primeiras décadas do século XX o ecletismo entra em seu auge, com uma proliferação de grandes construções públicas e privadas em todo o país, incluindo palácios de governo, teatros, grandes colégios, e estendendo sua área de influência desde as elites em seus palacetes até as camadas mais baixas da população, que também começa a erguer suas residências num estilo eclético simplificado, dentro