Soluções aquosas
SOLUÇÕES AQUOSAS: SOLUBILIDADE E EQUILÍBRIO DOS ÍONS COMPLEXOS
TÓPICOS GERAIS
16.1 A SOLUBILIDADE DE SÓLIDOS IÔNICOS O produto de solubilidade O efeito do íon-comum
16.2 REAÇÕES DE PRECIPITAÇÃO Prevendo a ocorrência de precipitação
16.3 EQUILÍBRIOS ENVOLVENDO ÍONS COMPLEXOS A dissociação de íons complexos Cálculos de dissociação de íons complexos Anfoterismo de hidróxidos compostos
16.4 EQUILÍBRIOS SIMULTÂNEOS A precipitação de sulfetos metálicos
182
Neste capítulo continuaremos nossos estudos de equilíbrio iônico em soluções aquosas. Estudaremos inicialmente os equilíbrios de solubilidade, que são exemplos de equilíbrio heterogêneo, porque envolvem o equilíbrio de um sólido com seus íons em solução, em sistema de duas fases. Em seguida, consideraremos o equilíbrio (homogêneo) entre um íon complexo e seus produtos de dissociação. Finalmente, abordaremos alguns sistemas nos quais interagem equilíbrios envolvendo solubilidade e outros, de tal maneira que várias condições de equilíbrio são satisfeitas simultaneamente.
16.1 A SOLUBILIDADE DE SÓLIDOS IÔNICOS Quando um não-eletrólito sólido se dissolve em água, a solução resultante contém apenas um tipo de espécie de soluto: moléculas neutras. Assim, uma solução saturada de sacarose, C12H22O11, contém apenas moléculas de sacarose em equilíbrio com um excesso de soluto não-dissolvido.
C12H22O11(s)
C12H22O11 (aq)
Entretanto, quando um eletrólito sólido se dissolve, pelo menos dois tipos de partículas (íons) são liberados para a solução e, na saturação, o equilíbrio é mais complexo. Assim, em uma solução saturada de NaCl, íons sódio e íons cloreto em solução estão em equilíbrio com excesso de NaCl sólido: Na+(aq) + Cl–(aq)
NaCl(s)
O PRODUTO DE SOLUBILIDADE Considere um sólido iônico, MA, pouco solúvel, formado de íons M+ e A– localizados em pontos no retículo cristalino. Suponha que uma quantidade suficiente de MA seja dissolvida em água para produzir uma solução saturada