solução do estudo de caso coisa de desocupado
AULA 1 A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E SUAS FUNÇÕES
Ao final da leitura desta aula, você deverá ser capaz de: • Definir finanças e suas principais áreas — serviços financeiros e administração financeira.
• Comparar os objetivos de maximização dos lucros, da riqueza dos proprietários e a preservação da riqueza dos stakeholders. • Discutir o problema de agency e o papel da ética.
• Descrever as funções da administração financeira.
• Diferenciar a administração financeira das disciplinas que estão relacionadas a ela: economia, contabilidade, estatística. • Descrever as decisões financeiras.
O campo de finanças tem se ajustado às dramáticas mudanças dos últimos anos. O conhecimento de finanças tornou-se essencial para as pessoas engajadas na prática de conduzir os negócios.
Sendo assim, de acordo com Gropelli e Nikbakht (1998), Finanças "é a aplicação de uma série de princípios econômicos para maximizar a riqueza ou valor total de um negócio".
Antes de 1970, a ênfase desse tema caía sobre as novas formas de melhoria efetiva na administração do capital de giro, incrementando métodos para a manutenção de registros financeiros e para a interpretação dos demonstrativos financeiros. Atualmente, a ênfase é sobre as formas de orçamentar os recursos escassos, efetivamente, e investir os fundos em ativos ou projetos que rendam a melhor compensação entre risco e retorno.
De acordo com Gitman (1997), Finanças pode ser definida como "a arte e a ciência de administrar fundos. Praticamente, todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. Finanças ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos".
Assim, a análise financeira fornece os meios para tornar flexíveis e corretas as decisões de investimento, no momento apropriado e mais vantajoso.
Para Gitman (1997), as principais áreas de finanças podem ser divididas em duas