Solução de problemas da empresa granado
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 5º PERÍODO
PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM ADMINISTRAÇÃO II
ESTUDO DE CASO: EMPRESA GRANADO
Maisa Pereira
Rio de Janeiro, maio 2011. NOME DOS ALUNOS
Maisa Preira Aluno do curso de Administração da UCB
ESTUDO DE CASO: EMPRESA GRANADO
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação em A1 na disciplina de Práticas Investigativas em Administração II da UCB, sob a orientação do (a) Prof. Fernando Paixão.
Rio de Janeiro, maio 2011.
RESUMO
O presente estudo pretende examinar através de questionário os funcionários da empresa Granado para saber o real clima organizacional dentro da Empresa.
Procura motivando os funcionários da granado através de programas de qualidade de vida. Assim solucionando o problema de absenteísmo e turn-over da empresa.
Palavras Chaves: absenteísmo, turn-over, motivação, avaliação de desempenho, programa de qualidade de vida.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A Granado foi fundada em 1870, pelo português José Antônio Coxito Granado. O estabelecimento ficava na rua Direita, 14/16, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, uma das mais movimentadas da época. Hoje, esta rua chama-se Primeiro de Março, e a Granado lá permanece com suas portas abertas.
Em 1903, João Bernardo Granado, irmão de Coxito, criou o Polvilho Antisséptico, produto mais antigo e carro-chefe da empresa. Sua fórmula, que teve registro aprovado por Oswaldo Cruz, permanece inalterada.
Em 1912, a farmácia expandiu para um prédio na rua do Senado, onde hoje ainda funciona uma das suas fábricas. Anos depois, foi adquirida a fábrica de Belém do Pará, onde são produzidos os sabonetes em barra. E uma nova fábrica está em construção, em Japeri (RJ), com instalações e equipamentos modernos em 30.000m2 de área.
A primeira filial da Granado foi inaugurada em 1930, na rua Conde de Bonfim, 300, na Tijuca (RJ). Em