SOLUÇOES TITULADAS: ACIDO CLORIDRICO 0,35N
750 palavras
3 páginas
INSTITUTO FEDERAL GOIANOCAMPUS MORRINHOS
SOLUÇÕES TITULADAS:
ACIDO CLORIDRICO 0,35N.
ALUNAS: BRUNA MARQUES LETICIA ALVES STEPHANY MARQUES SUZY ALVES.
PROFº: VÂNIA SILVA CARVALHO
3º PERIODO
MORRINHOS, ABRIL DE 2014.
1. INTRODUÇÃO
As titulações são baseadas em uma reação entre o analito e um reagente padrão conhecido como titulante. SKOOG et al. (2006).
A partir da quantidade que foi usada de titulante podemos calcular a quantidade de analito que está presente. O titulante normalmente é transferido de uma bureta. Os principais requisitos para uma reação de titulação são que ela possua uma grande constante de equilíbrio e que ocorra rapidamente. (HARRIS, 2011).
Em uma solução de ácido-base, a solução de acido é comumente transferida com uma pipeta, e assim o volume é conhecido. A solução da base é usualmente transferida por um tubo chamado bureta, e a adição desta solução é interrompida no ponto em que o numero de mols de íons H+ do ácido é igual ao numero de mols do íons OH- da base. Isso denominamos ponto de equivalência, geralmente observada por mudança de cor de um composto chamado indicador. (RUSSEL, 1994).
Ponto de equivalência é a designação que se dá ao ponto onde a reação se completa totalmente, para uma dada estequiometria da reação. BACCAN et al (2001).
Para algumas finalidades é desejável ter uma mudança nítida de cor em um intervalo estreito e selecionado de pH. Isto não acontece usualmente com os indicadores ácido-base comuns porque neles a mudança de cor se estende por duas unidades de pH. Contudo o resultado desejado pode ser atingido com o uso de uma mistura apropriada de indicadores. (VOGEL, 2002).
O objetivo da aula foi preparar uma solução titulada de acido clorídrico 0,35.
2. MATERIAIS E METODOS
2.1 Materiais
2.1.1 Reagentes
Acido clorídrico
Carbonato de sódio (Na²CO³p.a.)
Solução de alaranjado de metila 0,1%
2.1.2 Equipamentos
Balão