Solution Sistemas Operacionais
1) O que é multiprogramação?
Resp.: Multiprogramação é a mudança rápida da CPU entre múltiplos processos na memória. É geralmente usada para manter a CPU ocupada enquanto um ou mais processos estão fazendo I/O.
2) O que é a técnica de spooling? Você acha que computadores pessoais avançados terão o spooling como uma característica-padrão no futuro?
Resp.: Spool de entrada é a técnica de leitura em jobs, por exemplo, a partir de cartões, no disco, de modo que quando os processos atuais em execução terminarem, haverá trabalho à espera da CPU. Spool de saída consiste em primeiramente copiar arquivos para impressão em disco antes de imprimi-los, em vez de imprimir diretamente, como a saída é gerada. Spool de entrada em um computador pessoal não é muito provável, mas spool de saída é.
3) Nos primeiros computadores, todo byte de dados lido ou escrito era tratado pela
CPU (isto é, não havia DMA). Quais as implicações disso para a programação?
Resp.: A razão principal para a multiprogramação é dar ao CPU algo para fazer enquanto espera por I/O para ser concluído. Se não houver um DMA, a CPU estará totalmente ocupada fazendo I/O, então, não há nada a ganhar (pelo menos em termos de utilização da CPU) por multiprogramação. Não importa quanto I/O um programa faz, a CPU estará 100% ocupada. Isto, obviamente, assume que a maior demora é a espera, enquanto os dados são copiados. A CPU poderia fazer outro trabalho se o I/O estivesse lento por outras razões (chegando em uma linha serial, por exemplo).
4) A ideia de família nos computadores foi introduzida nos anos 1960 com os computadores de grande porte da IBM System/360. Essa ideia está morta e sepultada ou ainda vive?
Resp.: Ele ainda está viva. Por exemplo, a Intel faz Pentium I, II, e III, e 4 CPUs com uma grande variedade de diferentes propriedades, incluindo a velocidade e consumo de energia. Todas estas máquinas são de arquitetura compatível. Elas diferem apenas em preço e desempenho, que é a essência da idéia