Solucões
Passo 2 – Procure no PLT de Química (nº 80) as unidades de massa e volume, utilizadas na disciplina, e suas conversões em múltiplos e submúltiplos.
Ciências Biológicas - 2 ª Série – Química Geral e Orgânica
Jaime 3 Bruneli Junior
Passo 3 – Descreva unidades de massa e volume relacionando-as com soluto e solvente, respectivamente. Conteúdos
• Concentração • Concentração mássica • Percentagem massa/massa • Percentagem volume/volume • Partes por milhão (ppm) • Fracção molar • Notas finais
Concentração
A concentração, no seu sentido mais geral, é uma medida da quantidade de soluto presente numa solução, ou da proporção entre o solvente e o soluto da solução. Na pratica, por muito complexa que seja a solução (por exemplo, alguns soros farmacológicos) é sempre possível determinar a composição exacta de uma amostra desta se tivermos as concentrações de todos os seus componentes e uma forma de avaliar o volume ou a massa da amostra.
A concentração (C), ou concentração molar, de uma substância numa solução é a quantidade de matéria dessa substância num dado volume de solução. Ou seja, é o número de átomos, moléculas ou iões de soluto (n) que existem num dado volume de solução (V).
[pic]
Ora, como já vimos, a unidade de quantidade no sistema internacional é a mole, que corresponde a 6,023x1023 unidades. O volume, no sistema internacional, é medido em metros cúbicos, pelo que a unidade de concentração no sistema internacional é a mol/m3. No entanto, o metro cúbico é uma unidade muito grande para as aplicações laboratoriais do dia-a-dia, por isso exprime-se o volume da solução em litros ou decímetros cúbicos (1L = 1dm3), pelo que a unidade de concentração mais usada é a mol/L ou mol/dm3.
Concentração mássica
Exprimir a concentração em mol/L tem a vantagem de sabermos qual a